Visita ao Centro de Ciências da UFJF

Postado em 05/04/2023 - Atualizado em: 08/05/2023

1 min para ler

Visita ao Centro de Ciências da UFJF

Nossos estudantes do 6º e 8º anos participaram de experiências incríveis no Centro de Ciências da UFJF

 

Os alunos puderam conhecer o Planetário, o Laboratório de Matemática do Centro de Ciências e realizaram o roteiro “Fazer Ciência no Sítio Arqueológico”.

 

A visita ao Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi uma experiência incrível para os estudantes do 6º e 8º anos. Sob a supervisão dos professores de Ciências e História, os alunos tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades. Dentre elas, visitaram o Planetário e o Laboratório de Matemática do Centro de Ciências, além de realizar um roteiro especial intitulado “Fazer Ciência no Sítio Arqueológico”.

 

Atividades realizadas

Uma das atividades realizadas mais empolgantes foi a oficina sobre pesquisa científica na Arqueologia. Assim, os alunos puderam simular uma escavação arqueológica, além de participar de todas as etapas que envolvem o processo de pesquisa. Eles aprenderam como os vestígios materiais encontrados em sítios arqueológicos podem nos fornecer informações valiosas sobre o modo de vida das populações que os produziram.

Durante a atividade, os estudantes puderam manusear réplicas de artefatos arqueológicos, como fragmentos de cerâmica e ferramentas de pedra. Logo após, aprenderam como os arqueólogos utilizam esses vestígios para reconstruir a história do passado. Eles também aprenderam sobre técnicas de escavação e registro arqueológico, como a estratigrafia. A Estratigrafia é o estudo das camadas de sedimentos encontradas nos sítios arqueológicos e que podem fornecer informações importantes sobre a sequência de ocupação humana em determinado local.

 

Patrimônio Arqueológico

Além disso, os estudantes também tiveram a oportunidade de compreender a importância da preservação do patrimônio arqueológico e a necessidade de respeitar as normas de conservação e proteção desses sítios. Eles foram incentivados a refletir sobre a responsabilidade que temos em relação ao nosso passado e à preservação do legado deixado por civilizações anteriores.

A visita ao Centro de Ciências da UFJF proporcionou aos estudantes uma experiência única de aprendizado, estimulando o interesse pela ciência e pela história. Eles puderam vivenciar na prática como funciona uma pesquisa científica na Arqueologia, compreender a importância do trabalho dos arqueólogos na reconstrução do passado e refletir sobre a importância da preservação do patrimônio cultural. Foi uma oportunidade enriquecedora que certamente contribuiu para o desenvolvimento acadêmico e cultural dos alunos.

 

 

Confira as fotos dos nossos alunos do 6º ano na visita ao Centro de Ciências da UFJF 🤩

Posts relacionados

Produção de Disco de Newton na Oficina de Maker
18, agosto 2023

Produção de Disco de Newton na Oficina de Maker

Saiba mais >