Como tudo surgiu?
Acompanhe nossa linha do tempo.
1960/70
Pioneirismo
Em 1964, um grupo de estudantes de engenharia, tendo a frente Geraldo Ferreira Gomes, deu início a um Curso de Aperfeiçoamento aos Vestibulares de Engenharia. Nascia o CAVE. Cinco anos depois, o curso inova com a criação da Terceira Série Integrada no Colégio Academia, em que o aluno se prepara para o vestibular ao mesmo tempo em que cursa a 3° série do Ensino Médio, um sistema pioneiro no Brasil. A parceria com o Colégio Academia vigorou durante 42 anos. E, na década de 70, o CAVE se expande com a abertura do Curso de Aperfeiçoamento aos Vestibulares de Medicina, o CAVEME.
1980/90
Processo Tecnológico
Nos anos 80, o curso começa um processo de informatização. As provas passam a ser corrigidas no sistema ‘escore padronizado’, antes mesmo da UFJF e da publicação do decreto Federal que tornava esta prática obrigatória no Brasil. Em 1983, é criada a Fundação CAVE que, já em 88, recebe o título de Utilidade Pública Municipal, por meio da Lei 7299, pelos trabalhos desenvolvidos em favor da Educação. No mesmo ano, atento as necessidades sociais, o CAVE edita e distribui um livreto orientando sobre a Aids.
2000
Nova fase
O século XXI começa com a inauguração do CAVE Alameda. E é criado o Concurso de Redação que, em dois anos, tornou-se nacional. Neste período, o curso abre sua primeira turma preparatória para o Pism III. Em 2004, é criado o Curso de Apoio ao Pism I e II. A preocupação com a responsabilidade ambiental é marcada com a utilização de papel reciclado, pela Editora CAVE, na produção das apostilas a partir de 2006 até 2010.
2010/15
Criação do Colégio Cave
Em 2010, entra no ar o novo site do CAVE. Mantendo sua tradição de responder imediatamente às mudanças no cenário educacional, assim que foram criadas as políticas afirmativas de inclusão (cotas) o CAVE passa a oferecer esta modalidade de ensino aos alunos de escola pública. Em 2011, é chegado ao fim da parceria com o Colégio Academia, após 42 anos de sucesso e inicia-se uma nova parceria entre CAVE e Instituto Metodista Granbery, aliando tradição e inovação na melhor definição de 3° série integrada da região. Encerrado o prazo previsto para a parceria, o Cave parte para seu projeto mais audacioso: a criação do Colégio Cave. Em 2015, o projeto se torna realidade.
2020
Início do Ensino Fundamental II
Em 2020, o colégio passou a integrar em sua estrutura de ensino o 9º ano do Fundamental II, com 1 turma e um projeto disruptivo das escolas tradicionais de Juiz de Fora, dando início ao processo de expansão do Colégio. O ano de 2020 mal começou, e a pandemia de covid-19 chegou no início de março, com apenas 1 mês do início do ano letivo. Mesmo diante do cenário de pandemia, os anos de 2021 e 2022 seguiram promissores para o Colégio Cave, com a expansão das séries e complementa o Fundamental II, oferecendo em 2022, do 6º ano ao 3º ano do Ensino Médio.