

Postado em 16/12/2024 - Atualizado em: 16/12/2024
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Recursos PISM 2025
Módulo 1 – FÍSICA
QUESTÃO 1 – DISCURSIVA
Consideração técnica em relação ao gabarito da questão que aborda o movimento de um elevador de massa total de 800 kg, inicialmente em movimento uniforme descendente, que sofre desaceleração até parar após percorrer 25,0 m.
Análise do enunciado e dos dados fornecidos
1. O enunciado descreve um movimento com velocidade positiva no sentido descendente (tomando o sentido para baixo como positivo).
2. Durante a desaceleração, a força de tensão no cabo de suporte provoca uma aceleração contrária ao movimento. Portanto, a aceleração vetorial no sistema deve ser negativa, considerando o referencial adotado no enunciado.
Erro no gabarito
No gabarito, o valor da aceleração é apresentado como positivo, desconsiderando que o enunciado não pede o módulo, mas sim a aceleração vetorial.
De acordo com a Cinemática, a aceleração é calculada por:
vf2 = vi2 + 2.a.ΔS
onde:
vf = 0 (o elevador para);
vi = + 5,0 m/s (velocidade inicial positiva para baixo);
ΔS = + 25,0 m (deslocamento no sentido positivo).
Substituindo os valores:
0 = (5,0)2 + 2.a.(25,0) → 25 = – 50.a → a = – 0,50 m/s2.
O valor correto da aceleração vetorial é – 0,50 m/s2, indicando desaceleração no sentido contrário ao movimento.
Ponto a ser ajustado no gabarito. O gabarito deveria apresentar a aceleração com seu sinal correto (– 0,50 m/s2) ou, caso a intenção fosse solicitar apenas o módulo, deveria haver um esclarecimento explícito no enunciado. Sem essa indicação, o valor apresentado no gabarito está em desacordo com o enunciado da questão.
Solicita-se, portanto, a revisão do gabarito, para que o mesmo esteja de acordo com a Física e com o que foi pedido.
Módulo 2 – FÍSICA
QUESTÃO 2 – DISCURSIVA
Revisão do gabarito oficial referente à questão sobre o elevador hidráulico, apresentada na prova. Conforme o enunciado do item a), é solicitado que o candidato determine tanto a força no êmbolo de 100 m² quanto a pressão no fluido. No entanto, o gabarito oficial divulgado aborda exclusivamente o valor da força, desconsiderando a necessidade de apresentar o valor da pressão, conforme explicitamente solicitado no enunciado.
- Pontos Fundamentais do Enunciado
O texto do item a) pede claramente duas grandezas:
- A força no êmbolo de 100 m²;
- A pressão no fluido.
Portanto, a ausência da pressão no gabarito oficial deixa o atendimento ao enunciado incompleto.
- Cálculo da Pressão no Fluido
Como o enunciado estabelece, a pressão deve ser calculada utilizando a relação:
P = 𝐅𝐀 = 𝟏,𝟏𝟎,𝟎𝟎𝟏𝟎 = 1100 Pa
- Solicitação de Ajuste no Gabarito
Considerando que o enunciado exige explicitamente duas respostas no item a), o gabarito oficial deve ser ajustado para incluir tanto o valor da força quanto o valor da pressão no fluido, atendendo integralmente ao que foi pedido.
QUESTÃO 12 – OBJETIVA
Recurso à questão que aborda o cálculo da velocidade do fluxo de ar em um dispositivo. Embora o tema seja pertinente e interessante, há falhas conceituais e inconsistências na formulação da questão, conforme detalhado a seguir:
1.Unidade inadequada para o diâmetro:
O enunciado afirma que o “diâmetro do orifício é de 1,0 mm²”. Entretanto, a unidade correta para medir diâmetro é “mm”, que corresponde a uma medida linear, e não “mm²”, que representa uma área. Essa confusão compromete a interpretação do problema, já que não é possível determinar com exatidão o tamanho do orifício a partir da informação fornecida.
2.Modelo físico inconsistente (fluxo de ar incompressível):
A questão considera o ar como um fluido incompressível. No entanto, essa hipótese é inadequada para velocidades próximas ou superiores à velocidade do som. Sendo o fluxo no orifício descrito como o dobro da velocidade do som (680 m/s), a compressibilidade do ar não pode ser ignorada. Ignorar esse fenômeno viola princípios físicos fundamentais e invalida o cálculo baseado na conservação de massa (Equação da Continuidade), que foi aparentemente utilizado no problema.
3.Impacto pedagógico:
A formulação inadequada da questão pode gerar confusão e prejudicar o desempenho dos candidatos, que, ao aplicar conhecimentos adequados de física, não conseguem resolver corretamente a questão devido às inconsistências do enunciado.
Sugestão de resolução:
Recomendamos a anulação da questão.
QUESTÃO 15 – OBJETIVA
Revisão do gabarito oficial referente à questão sobre os processos de propagação do calor, apresentada na prova. A questão em análise traz como gabarito correto o item c): “A convecção ocorre entre uma superfície sólida e um fluido livre”. Contudo, apresento os argumentos abaixo para que seja considerada a possibilidade de duplo gabarito, incluindo também o item b) como correto:
- Fundamentação Teórica sobre a Radiação Térmica (Item b)
O item b), que afirma que “A radiação se propaga entre dois sólidos”, está igualmente correto no contexto da propagação de calor por radiação térmica. Segundo os princípios do estudo da transferência de calor, dois corpos sólidos podem trocar calor por irradiação térmica. Isso ocorre devido à emissão e absorção de ondas eletromagnéticas, como é amplamente aceito na literatura de física térmica.
- Exemplos Experimentais e Aplicações Reais
Na prática, o fenômeno de radiação térmica é observado em situações cotidianas, como:
- Placas de ferro próximas que irradiam calor uma para a outra sem contato.
- Paredes opostas em um ambiente fechado que trocam calor via radiação.
Assim, a proposição apresentada no item b) descreve um caso possível e fisicamente válido de propagação de calor.
- Ambiguidade da Questão
A questão não especifica a exclusividade entre os mecanismos de transferência de calor. Sem essa delimitação, o item b) não pode ser descartado, pois, além de correto, não contradiz o enunciado ou o conceito.
- Solicitação de Duplo Gabarito
Módulo 2 – LÍNGUA PORTUGUESA
QUESTÃO 02 – OBJETIVA
Na questão, propunha-se análise do uso da modalidade verbal. A partir de discussão acadêmica (GONÇALVES e CAVALCANTE, 2020), o enunciado pedia a alternativa correta, no entanto não havia tal opção. Na letra A, gabarito oficial, defende-se que “O uso do verbo modal “deve” indica que nem todos os que quiserem se cadastrar em determinada profissão serão aprovados, visto a necessidade de se adequarem aos critérios estabelecidos na lei.”. Na verdade, o verbo que cumpre o papel de indicar a “possibilidade” de ser aprovado (através de pré-requisitos para o exercício) é o “PODE”. O “DEVE” cumpre, conforme GONÇALVES e CAVALCANTE, a função de introduzir “avaliação subjetiva” ou “julgamento do status da proposição” do enunciador. No caso, “poder” aponta para a “adequação aos critérios” e “dever”, para um julgamento subjetivo, que não está claro no texto. Para o deputado redator do PL, certamente, há qualificativos indicadores de alguém “dever” desempenhar a função. Diante disso, peço ANULAÇÃO.
Módulo 3 – LITERATURA
QUESTÃO 10 – OBJETIVA
Anulação da questão 10 da prova de Literatura Pism 3, uma vez que não há alternativa correta para o que se pede no enunciado. A característica barroca destacada na alternativa “a”, indicada pela banca, não contempla caraterística do estilo, mas traço comum à produção literária do século XVI ao século XIX – o tom encomiástico pode ser notado desde os relatos de viagem do século XVI, passando pela literatura de Pe. José de Anchieta e chegando aos épicos dos séculos XVIII e XIX (Caramuru, O Uruguai e A Confederações dos Tamoios). Logo, não é característica barroca. Além disso, é natural que a composição encomiástica seja percebida em Prosopopeia, já que o referido tom faz parte da natureza do gênero épico e, por isso, verificável na obra em questão quanto no épico camoniano, o qual imita Bento Teixeira. A alternativa “e” trata da imitação do épico camoniano, inclusive sendo tal elemento destacado no texto de Alfredo Bosi que orienta a questão: “A imitação de Os Lusíadas é assídua, desde a estrutura até o uso dos chavões da mitologia e dos torneios sintáticos”. Tal alternativa induz o candidato ao erro.
Além disso, a crítica consolidada sobre a obra em questão (Ivan Teixeira), Prosopopeia, de Bento Teixeira, destaca dois pontos fundamentais no que se refere ao aspecto barroco da obra: linguagem metafórica tendendo ao excesso, coerente com maneirismo e barroco, e predominância de visão de mundo católica, própria à mentalidade da Contrarreforma.
Diante da inconsistência teórica explicitada e da clara indução ao erro, solicita-se a anulação da questão.
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