Gabarito CAVE Comentado Enem 2019 – 03/11

O primeiro dia do Enem 2019 acabou e os professores do CAVE já montaram o gabarito para você poder conferir. E ainda deixaram comentários sobre a prova.

A próxima prova acontece domingo que vem, dia 10, às 13h. Prepare-se!

Confira o gabarito e também os comentários logo abaixo:

A seguir os comentários e observações de cada prova:

Prova de Inglês

A prova de língua inglesa do Enem esse ano trouxe questões de acordo com o conteúdo programático, avaliando habilidades de conhecimento de vocabulário da segunda língua, interpretação de texto e gramática. Exigindo um nível de conhecimento intermediário por parte dos candidatos. Apresentou textos de caráter científico, social e até uma canção popular da cantora americana Madonna. O candidato habilitado e preparado tem, com certeza, capacidade de gabaritar a prova e garantir seus 5 pontos.

Prova de Espanhol

A prova de espanhol apresentou uma mescla entre atualidade e cultura espana. De nível mediana apresentou basicamente compreensão leitora e ausência de gramática. Abrangendo temas sociais e estando de acordo com as habilidades exigidas pelo edital de tal prova.

Alunos com conhecimentos muito básicos podem se confundir entre alguns vocabulários apresentados em meio aos textos, fazendo com que também se confundam em algumas alternativas. Já alunos com conhecimentos medianos apresentam grandes possibilidades de conquistar a pontuação total.

Prova de Ciências Humanas

A prova de Ciências Humanas e suas tecnologias, referente ao conteúdo de Geografia e Sociologia apresentou questões bem objetivas, mas ainda assim razoavelmente conceituais. Dentre os conteúdos cobrados podemos destacar, Direitos Humanos, bônus demográfico, distribuição de renda, cartografia, disparidade econômica, globalização, questões trabalhistas, construção de Brasília, Maquiavel, Conselho de Segurança da ONU, dentre outros. Chamou atenção o uso de textos com referências bibliográficas não tão recentes. Uma presença muito grande e marcante de questões ligadas ao conteúdo da Sociologia. Diferente do que se poderia pensar, uma prova com bom nível de questões ligadas à inserção e integração sociais. Faz-se uma ressalva, em relação à qualidade da elaboração, à questão sobre regiões áridas no Hemisfério Sul, não conceitual, mal elaborada e, consequentemente, confusa. Há uma equilibrada presença do conteúdo programático, mas com pouca aparição de questões de Geografia Política, o que é uma tradição nas provas do ENEM.

A prova de Ciências Humanas e suas tecnologias, referente ao conteúdo de História e de Filosofia apresentou questões com um grau médio de dificuldade e, como em todos os anos, exigiu grande capacidade de interpretação. A relação entre os textos de apoio e a problematização feita pelos enunciados nem sempre foi clara. Algumas questões apresentaram uma dificuldade de entendimento do que era solicitados ao candidato.

Foi uma prova que manteve a sua abordagem culturalista, mas, no entretanto ali, temas importantes da História e da construção da cidadania foram deixados de lado, tais como: Era Vargas, Ditadura Militar e outros.

Prova de Linguagens

A prova de Linguagens do ENEM de 2019 (questões de Literatura e de Português) apresentou, na visão dos professores do CAVE, um grau de dificuldade maior que o dos últimos anos, o que não é, em nossa perspectiva, negativo, já que pode trazer melhor potencial de seleção, privilegiando alunos mais bem preparados. Há, contudo, algumas questões que propiciaram dúvidas, devido à imprecisão em suas construções, como é o caso das questões destacadas pela equipe como “sem gabarito”, em virtude de recortes nos textos originais que impossibilitavam leitura e compreensão plenas dessas. É importante, ainda, destacar a singularidade do tema da prova de redação: muito mais restrito nessa edição. O aluno bom leitor e bem informado tem condições de movimentar referências teóricas e culturais sem muita dificuldade. A equipe salienta que contemplou a democratização do acesso a bens culturais (tarefa 9 do ano corrente), inclusive dando enfoque à questão do acesso ao cinema (texto 4 da referida tarefa).

Vejo você na semana que vem.