Aluno do Colégio Cave ganha bolsa de Iniciação Científica Jr.

Postado em 19/04/2022 - Atualizado em: 19/04/2022

2 min para ler

Aluno do Colégio Cave ganha bolsa de Iniciação Científica Jr.

Aluno do Colégio Cave ganha bolsa de Iniciação Científica Jr., por brilhante colocação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
O estudante foi medalhista de ouro em 2020, o que garantiu essa conquista.

 

O estudante de 16 anos, Lucas Hansen, foi agraciado com uma ótima notícia: ganhou uma bolsa de Iniciação Científica Jr. CNPq/MCTI do Auxílio Brasil. O estudante do Colégio Cave, medalhista de ouro em 2020 e prata em 2021 na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, recebeu hoje por e-mail, a boa notícia. Para garantir o recebimento da bolsa, Lucas precisa participar do Programa de Mentorias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação.

 

Lucas ingressou no Colégio Cave há 3 anos e é bolsista desde o 9º ano do Ensino Fundamental II. Foi com os professores de física, Allan Diego e João Victor, que o estudante recebeu incentivo para participar da competição. Já em 2020, em sua primeira participação, Lucas conquistou a medalha de ouro (pela qual foi agraciado com a bolsa) e medalha de prata em 2021. O estudante já pensa em seguir a carreira mais disputada nas universidades, “meu grande interesse é tentar a Medicina aqui na UFJF. Tenho uma grande admiração por Física e, se pudesse, tentaria o curso como uma opção de aprimorar meus conhecimentos e trazer isso para minha vida pessoal, uma grande paixão”, diz Lucas, que hoje está cursando o 2º ano do Ensino Médio e é altamente comprometido com seus estudos.

 

Na foto, o aluno Lucas Hansen Trevisan Passos,
e o professor de Física do Colégio Cave,
Allan Abreu.

Confira a reportagem completa da TV Integração, aqui. 

As competições acadêmicas são amplamente incentivadas pelos professores e equipe pedagógica do Colégio Cave: só em 2021, os alunos trouxeram 7 medalhas, dentre elas, 1 ouro. Os jovens estudantes são incentivados desde o Ensino Fundamental II a participarem das competições e se dedicarem a elas, que podem até render uma vaga na universidade.

 

Lucas já dá a deixa: as inscrições para a competição deste ano já estão abertas e vão até dia 20 de maio.

 

A bolsa de Iniciação Científica Jr CNPq/MCTI do Auxílio Brasil é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, voltada a estudantes de baixa renda atendidos pelo Auxílio Brasil que participarem e conquistarem bons resultados em olimpíadas de conhecimento organizadas pelo MCTI: a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Olimpíada Internacional de Física e Cultura (IPhCO) e Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA).

A bolsa tem vigência de 12 meses, assim como a mentoria oferecida aos alunos atendidos pelo programa.

(fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2021/12/cnpq-mcti-inicia-pagamento-de-bolsas-de-iniciacao-cientifica-jr-do-auxilio-brasil-nesta-sexta-feira-24)

 

Colégio Cave 
19 de abril de 2022