ENEM foi adiado, mas inscrições ocorrem até 22 de maio

Atualizada – 21/05/2020 – 12h20

Em meio as várias reinvindicações de adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (ENEM), devido à pandemia causada pela COVID-19, as provas foram adiadas e uma enquete com todos os inscritos deve escolher datas entre 30 a 60 dias depois do previsto. As provas devem ser aplicadas em dezembro desse ano ou em janeiro de 2021.

As inscrições devem ser realizadas ainda assim e se encerram dia 22 de maio.

Para participar do ENEM 2020, os candidatos devem se cadastrar no site oficial do Intituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – https://enem.inep.gov.br/participante/ – até o dia 22 de maio.

Para realizar a inscrição o candidato deve acessar a página do INEP e informar os números do CPF e do RG. Também é necessário um número de celular e um e-mail válidos para que o Instituto envie os informes. Após essa etapa, o candidato deve pagar o valor de R$85, até dia 28 de maio, para que a inscrição seja efetivada.

Novidades do ENEM 2020

O ENEM deste ano vem com algumas novidades, entre elas a aplicação do Exame na modalidade digital. A avaliação irá acontecer em computadores para 100 mil participantes que optarem pelo novo modelo.

Abaixo, algumas modificações importantes:

  • Inclusão de foto no sistema de inscrição será obrigatória.
  • Participantes cegos ou surdocegos, que solicitarem, poderão usar leitor de tela.
  • Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e Certificado de Dispensa de Incorporação não serão aceitos como documento de identificação.
  • Participantes autistas e surdocegos terão banca especial para correção de suas provas.
  • Participantes deverão marcar a cor do seu Caderno de Questões no Cartão-Resposta.
  • Candidatos que estiverem com doenças infectocontagiosas deverão entrar em contato com o INEP para comprovar a condição. Esses participantes poderão comparecer ao local de provas, mas terão a oportunidade de participar da reaplicação.