Como passar em Medicina? As orientações do CAVE

09/06/2017 11:11
 

O estudante que vai prestar o Vestibular para Medicina enfrenta um desafio extra em sua empreitada: Conquistar uma vaga para cursar uma das graduações mais concorridas do Brasil. Existe uma cultura de “Como passar em Medicina?”. Quanto a isso não há um segredo, um macete que garanta o sucesso. Podemos dizer que a solução é estudar com esforço máximo e os resultados virão. Porém, há alguns métodos e orientações que podem potencializar suas chances no Vestibular e otimizar a rotina de estudos.

 

Confira as orientações do CAVE sobre como passar em medicina:

 

Defina suas prioridades


Imagem


 

Estudar para os Vestibulares de Medicina fará parte de sua rotina por algum tempo e, claro, o desejo é que este tempo seja o menor possível. Prepare-se para encarar essa rotina com responsabilidade e afinco. Sua dedicação deverá ser diária e constante e é natural que os estudos conflitem com outras atividades do dia-a-dia. É aí que você precisa definir suas prioridades.

Provavelmente para estudar todos os conteúdos e fixá-los, você precisará abrir mão de algumas horas de lazer, tanto pelo tempo gasto, quanto pela manutenção de sua disposição para encarar os livros pelo tempo necessário.

Diminuir as horas de lazer não quer dizer que você não poderá se divertir e relaxar. Aliás, é muito importante tirar algumas horas de descanso. Porém, você deverá ter rigidez com a sua rotina de estudos. Afinal, sua prioridade é conquistar a concorrida vaga de Medicina.

 

Mantenha a regularidade


Imagem


 

Além de dedicar um bom tempo para os estudos, é importante que você seja bem organizado quanto a regularidade da rotina. Estude sempre, cumpra os seus cronogramas. Afinal, se você atrasar um dia impactará nos outros também. A regularidade também ajuda a sua mente e corpo a se prepararem melhor para a maratona de estudos.

A regularidade deve ser respeitada para estudar e também para descansar. Além disso, ter uma rotina organizada te deixará preparado para enfrentar os Vestibulares mais cansativos.


Precisa de ajuda para montar um plano de estudos mais eficiente? Podemos te ajudar. Veja aqui. 


Respeite seus limites


Imagem


 

Passar em um Vestibular de Medicina exige intensa dedicação. Mas atente-se para a necessidade de respeitar seus próprios limites.

Não será benéfico estudar com sono, por exemplo. Provavelmente você não conseguirá fixar o conteúdo devidamente e se cansará mais ainda para continuar os estudos no outro dia.

Quando você não respeita seus limites, prejudica todo a dinâmica do seu dia e do seu corpo e verá reflexões na execução de todas as suas obrigações. Até os momentos de descanso serão prejudicados!

Cuide da sua mente, do seu corpo, do seu bem-estar como um todo. Você terá que se esforçar, mas os resultados virão!

 

 

Preze mais qualidade do que pela quantidade


Imagem


 

É evidente que o conteúdo de um Vestibular é muito extenso. E sendo Medicina o curso mais concorrido, a exigência de dominar realmente todo o conteúdo é grande. Porém, no final das contas, é melhor você estudar menos para aprender mais do que estudar demais e não aprender o que precisa.

O equilíbrio entre qualidade e quantidade toca nas questões tratadas anteriormente: definição de prioridades, responsabilidade com a rotina e respeito aos próprios limites. Pense sempre em como os resultados podem ser potencializados.

 

A prática leva a perfeição


Imagem


 

Quando você estuda, está se preparando para a hora H, o Vestibular. Uma das ferramentas que mais ajudam os estudantes são os Simulados e a resolução de exercícios. Dedique uma parte importante da sua rotina de estudos para colocar seus conhecimentos em prática e testar sua capacidade de prestar os vestibulares.

Uma dica de ouro é prestar quantos Vestibulares você puder. Quanto mais provas reais você fizer, mais preparado você estará para participar do processo seletivo que você mais deseja passar. Além disso, no meio do caminho você pode conseguir uma vaga e ter mais opções de onde estudar.

 

Lembre-se: o investimento é todo em você


Imagem

 


Quando você desanimar, lembre-se: todo o esforço é por você, para conquistar o seu sonho. Tudo valerá a pena depois que você conseguir a vaga na faculdade de Medicina que você deseja. Você se lembrará dos tempos de estudo e ficará orgulhoso de seu trabalho e do sucesso obtido. Quando você se dedica de coração a um objetivo, vale muito a pena!

 

Desejamos todo o sucesso na sua caminhada rumo à faculdade de Medicina!

 

 

 

Você pretende prestar Vestibular para as Faculdades de Medicina de Juiz de Fora e região? Confira nosso material com as principais informações dos editais. Um guia para te ajudar a se organizar para participar de todas as provas: