Gabarito comentado ENEM 2018 – 11/11/2018

Nossos professores se adiantaram nesse domingo e corrigiram os quatro cadernos de provas do segundo dia do Enem para trazer até você um gabarito completo comentado!

Confira o gabarito e também os comentários logo abaixo:

 

A seguir os comentários e observações de cada prova:

CIÊNCIAS DA NATUREZA

FÍSICA

As questões foram bem distribuídas, abordando um vasto conteúdo da disciplina.

Algumas questões apresentaram um grau de dificuldade elevado, o que já era esperado para diferenciar os candidatos mais bem preparados.

Em relação ao ano anterior, a prova apresentou, no geral, um grau de dificuldade menor.

QUÍMICA

A prova de Química do ENEM 2018 apresentou uma distribuição equilibrada no grau de dificuldade das questões. Entretanto, como um todo, a prova pode ser considerada, com questões que exigem interpretação apurada e grau de conhecimento elevado.

BIOLOGIA

Como esperado, a prova de Biologia, dentro da Área de Ciências da Natureza, veio bastante conteudista, porém diversificada. Em anos anteriores, 60% ou mais da prova era basicamente ecologia, já esse ano houve questões de genética, ecologia, biodiversidade, fisiologia humana, evolução e citologia.
A Equipe de Biologia entende que todas as questões exigiram um certo nível de conhecimento, portanto acreditamos que não houve perguntas “de graça”, o que privilegia os estudantes dedicados, que investem em estudo.

MATEMÁTICA

De um modo geral, observamos que as questões estavam bem contextualizadas e não requeriam muitos cálculos (contas). Contudo, poucas questões apresentaram-se fáceis ou diretas, já que alguns enunciados, além de longos e mais complexos, exigiam muita atenção para interpretação.