Estúdio de Criação

 

Estúdio de Criação

O estúdio tem encontros semanais em sala de aula própria para acolher dez alunos a cada turma. As aulas acontecem no CAVE Alameda, contando com material atualizado e preparado semanalmente a partir de temas de alta relevância social, notícias recentes e discussões pontuais. As redações têm correções personalizadas e ainda há 2 eventos interdisciplinares anuais com a presença de mais de um professor em sala, atendendo à proposta interdisciplinar do ENEM.

Trabalho de Campo

Trabalho de Campo

O trabalho de campo previamente elaborado e realizado com eficiência se transforma em um dos mais importantes métodos de ensino-aprendizagem, a execução de estudos in loco se transforma em algo de fundamental importância. Trata-se de uma ferramenta que permite verificar, confirmar ou falsear dados e informações, além de também poder fornecer novas perspectivas para aquilo que se pesquisa. Para citar só o ano de 2016, visitamos o Museu de Arte de Rio de Janeiro – MAR -, Museu do Amanhã, Museu da República (Palácio do Catete) e participamos dos Jogos Paralímpicos. Em 2017, entre outras possibilidades, visitaremos o recém inaugurado Aquário Marinho do Rio de Janeiro.

Tutoria

 

Tutoria

A Tutoria é uma iniciativa pioneira do Colégio Cave em Juiz de Fora e constitui um dos pilares de seu projeto político pedagógico.. Semanalmente, os professores se reúnem em contraturno com um grupo reduzido de alunos. É um momento único de orientação e de proximidade. Alunos e seus tutores trocam experiências vivenciais, planejam atividades extracurriculares que possam ampliar interesse e conhecimento.

Simulado ENEM

 

Simulado ENEM

Uma prova de vestibular ou de ENEM sempre representa uma situação de estresse, de preocupação com o formato da avaliação, com os critérios de correção, com a nota final…

Buscando ajudar seus alunos a superar essa condição, o CAVE realiza, ao longo do ano, os seus Simulados.

 

 


Nesses eventos, cada aluno passa pelas mesmas condições da prova real que vai encontrar no final do ano: mesmo número de questões, mesma distribuição dos conteúdos, mesmo tempo disponível para execução da prova e, após a prova, uma correção que utiliza o mesmo sistema do ENEM. Isso mesmo, os simulados são corrigidos usando a TRI ( Teoria de Resposta ao Item) com o mesmo software empregado pelo Inep na correção do ENEM.

Assim, você chega ao exame bem preparado física e emocionalmente para a maratona de provas.

Simulado PISM

 

Simulado PISM

Para os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, bem como para aqueles que fazem o Curso PISM-Apoio, o CAVE realiza Simulados-Pism. De forma semelhante aos simulados ENEM, esses eventos buscam preparar os alunos para a realidade dessa modalidade de seleção realizada pela UFJF. Provas com questões Múltipla-Escolha e questões Discursivas, com pontuação, distribuição de conteúdos e tempo de execução iguais aos das provas reais. Tudo para que você não tenha surpresas e possa realizar seu processo seletivo com a necessária e indispensável tranquilidade.

Dia C

 

Dia C

Momento especial desenvolvido pelo CAVE, o Dia C tem como objetivo relaxar, interagir e integrar nossos alunos no dia que antecede os exames de PISM e ENEM. A cada ano é lançada uma dinâmica diferente, envolvendo os alunos, professores e funcionários. Todo conhecimento foi adquirido durante o ano e na véspera é hora de passar momentos agradáveis juntos, para afastar a ansiedade. Nós acreditamos em você, portanto, curta seu Dia C conosco!

Jogos Internos

 

Jogos Internos

Dentre os atributos que o esporte pode nos trazer destacamos a possibilidade de integração entre praticantes e admiradores, ser um caminho para se promover a vida em sociedade, transmissão de valores e, claro, fonte de saúde. Em 2017, mais precisamente em setembro, o Cave realizará a 20ª edição de seus Jogos Internos. Alunos e funcionários confraternizam em um evento composto por dez modalidades: futebol masculino, futebol feminino, vôlei, truco, tênis, tênis de mesa, rummikub, xadrez, peteca e FIFA.

Concurso de Redação

 

Concurso de Redação

Em 2017, promoveremos a 16ª edição do Concurso de Redação DUCAVE, procurando mais uma vez e mais do que nunca, celebrar a leitura, a escrita, a discussão e a redefinição de alguns assuntos que da nossa vida fazem parte, e para sedimentar ainda mais nosso compromisso com a educação reflexiva, que convida nossos alunos a pensarem e serem os protagonistas ou os agentes da transformação de que tanto nossa mutável sociedade precisa.

Curso de Inverno

 

Curso de Inverno

É uma proposta de Recordação de meio de ano. Na primeira semana do recesso de julho, os alunos são convidados assistirem a aulas ministradas por nossos monitores. O aluno pode se inscrever em uma ou até sete disciplinas que são trabalhadas através de listas de exercícios relacionados ao conteúdo que foi apresentado durante o primeiro semestre.

Semana Cave

 

Semana CAVE

Oportunidade de expandir significativamente seus conhecimentos e interagir com os demais alunos de outras turmas e unidades. Na Semana CAVE, os alunos participam de exposições, torneio esportivo, produzem material, assistem a palestras, apresentam trabalhos , sempre focados na interdisciplinaridade, conciliando tecnologia e humanismo.